Recuperação de Crédito De que forma é realizada a cobrança por empresas de recuperação de crédito?

De que forma é realizada a cobrança por empresas de recuperação de crédito?

Recuperação de Crédito De que forma é realizada a cobrança por empresas de recuperação de crédito?

Empresas com expertise para efetuar a cobrança em nome de outras são a melhor alternativa para receber o que se tem direito sem dor de cabeça

Muitas empresas se vêem nesta situação: um cliente desaparece e deixa uma dívida em aberto sem nunca mais dar notícia. Nesses casos as empresas dependem do ato da cobrança, precisando ir atrás do devedor até que possa se chegar a um acordo entre as partes visando a quitação da dívida existente.

 

É bastante comum também que as empresas terceirizem a cobrança para outras com expertise na área. A empresa especializada em recuperação de crédito irá abordar o devedor com as técnicas adequadas e sem ferir as leis que protegem o consumidor que se encontra nessa posição. Essa com certeza é a solução mais inteligente, pois deixa nas mãos de empresas sérias e com experiência a responsabilidade de efetuar a cobrança do modo mais ético e íntegro possível. 

Como é feita a cobrança?

Qual a forma correta de efetuar uma cobrança? As empresas que se propõem a efetuar cobranças podem lançar mão de recursos como telefonemas e outros formas de contato que sejam discretas, privadas e que cheguem diretamente ao devedor. Inclusive, entrar em contato com pessoas próximas ao devedor, o intimidando como estratégia para receber a dívida é uma atitude proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. Portanto, é importante respeitar o espaço e privacidade do devedor. 


Veja o que diz o artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor


Art. 71. Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer.

Pena: Detenção de três meses a um ano e multa.

Cobrança amigável

Se a expectativa tanto do devedor como do credor é acabar com a dívida, para que um recupere seu crédito e o segundo receba o que tem direito, por que não investir em uma abordagem amigável?


É interessante entrar em contato com a pessoa que deve de maneira flexível, demonstrando boa vontade para negociar a dívida, oferecendo parcelamentos ou descontos, para que se chegue a um acordo. Afinal, para a empresa credora, é melhor receber parte de uma dívida do que não receber nada.


As empresas que lidam com a cobrança amigável têm o conhecimento necessário para estabelecer contato com os devedores de modo a os incentivar a realizar o pagamento e livrar-se da dívida em acordos vantajosos para todas as partes.



ENVIE SUA MENSAGEM

Preencha todos os campos abaixo
para agilizar o seu atendimento

CONTATO

Rua Onze de Agosto, 56

91020-050 Porto Alegre, RS

+55 (51) 3027 2900

Rua Teófilo Otoni, 63 - 9º andar

Centro - Rio de Janeiro / RJ - 20090-080

+55 (21) 2271 2061

(51) 3027 2900 / contato@hoepers.com / 0800 727 3159