Recuperação de Crédito Cobrança Extrajudicial: a melhor maneira de cobrar dívidas

Cobrança Extrajudicial: a melhor maneira de cobrar dívidas

Recuperação de Crédito Cobrança Extrajudicial: a melhor maneira de cobrar dívidas

Quando um cliente deixa de pagar uma conta, a dívida pode tornar-se uma dor de cabeça tanto para o devedor quanto para o credor. O primeiro fica com o nome sujo e perde o crédito na praça, enquanto o segundo sai no prejuízo com os valores do produto ou serviço prestado.

A maneira mais fácil e rápida de resolver essa situação é de maneira amigável, através da cobrança extrajudicial. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma das maneiras de realizar essa cobrança é contar com a assessoria de empresas de recuperação de crédito, como a Hoepers.

Como é feita a cobrança extrajudicial

O CDC, em seu artigo 42, estabelece que “na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”. Por isso, a cobrança extrajudicial deve ser feita de maneira amigável e discreta, como em ligações telefônicas ao devedor e cartas de cobrança.
As dívidas são encaminhadas pelas empresas credoras às empresas de cobrança, para que sejam feitas as negociações com o devedor, visando a quitação do débito. Se mesmo com as ofertas e tentativas de contato, o devedor se mantiver resistente ao pagamento, o próximo passo é encaminhar a dívida para a Cobrança Judicial, quando a dívida é cobrada através de um processo na justiça.

Vantagens da cobrança extrajudicial

A Cobrança Extrajudicial tem sido cada vez mais aderente para a resolução de conflitos financeiros, pois podem ser oferecidos ao devedor descontos no valor original da dívida ou parcelamentos atraentes que facilitem o pagamento. Além disso, a cobrança amigável é feita mostrando ao devedor as desvantagens em permanecer inadimplente e as vantagens de quitar sua dívida.
Na hora de realizar a Cobrança Extrajudicial, é importante observar que essa cobrança não tem poder coercitivo, como a expropriação de bens e valores que acontece em ações judiciais. Porém, podem ser utilizados argumentos de convencimento ao devedor, como a inserção em serviços de proteção de crédito, protesto de títulos e a possível ação judicial posterior.

Contrate quem é especialista para realizar suas cobranças


A Hoepers tem mais de 30 anos de experiência em cobrança e é especialista em cobrança extrajudicial. Atuamos na busca por conciliação entre empresas e consumidores, atuando com tecnologia de ponta e aprimoramento permanente de nossa equipe. Tudo isso resulta na confiança de nossos clientes e sucesso nas cobranças.
Entre em contato conosco e transforme seus resultados.



ENVIE SUA MENSAGEM

Preencha todos os campos abaixo
para agilizar o seu atendimento

CONTATO

Rua Onze de Agosto, 56

91020-050 Porto Alegre, RS

+55 (51) 3027 2900

Rua Júlio de Castilhos, 606 Sala 201

Niterói - Canoas / RS - 92120-030

+55 (51) 3201 4210

Rua Teófilo Otoni, 63 - 9º andar

Centro - Rio de Janeiro / RJ - 20090-080

+55 (21) 2271 2061

(51) 3027 2900 / contato@hoepers.com / 0800 727 3159